INTRODUÇÃO
O sonho é a seqüência de fenômenos psíquicos (imagens, atos, idéias, etc.) que involuntariamente ocorrem durante o sono; é também aquilo com que se sonha fantasia, aspiração, desejo. O rei Salomão estava iniciando seu reinado e já com desejo de fazer algo para Deus: uma casa onde o seu nome fosse invocado e glorificado. “Com isto Deus lhe dá um sonho onde lhe manda “pedir o que quisesse e se lhe daria”, porém o rei não pediu riquezas, vitória sobre inimigos, prosperidade ou outras coisas, a não ser um coração entendido para julgar o povo, discernimento entre o bem e o mal, enfim sabedoria para governar" (v. 9). Então o Senhor lhe fez grandes promessas e não apenas lhe deu sabedoria, mas as demais coisas também viriam em conseqüência do posicionamento de Salomão.
1º Reis 3:15 "E acordou Salomão, e eis que era sonho".
Imagine você vivendo grandes emoções, as coisas acontecendo à sua volta, você feliz com seu lar abençoado, com dinheiro no banco, com as dívidas pagas, casa com carro na garagem e tanque cheio, de repente você acorda e percebe que tudo não passou de um sonho. Acordado você volta para a realidade: andar de bicicleta, as contas atrasadas, sem dinheiro no bolso, etc. A atitude de Salomão não foi de decepção, mas de paz e adoração ao Senhor, pois Deus estava lhe revelando um mistério. Salomão sonhou primeiro com a sabedoria, com o discernimento pedido a Deus para Governar, e logo em seguida Deus transforma seu sonho em realidade quando Salomão tem que resolver os problemas que vinham surgindo no seu reinado, e todos se admiraram de tão grande sabedoria e a reconheceram como vinda de Deus
Abraão também sonhou em ter um filho, mesmo em idade avançada
Impossível aos olhos humanos, apenas um sonho.... Que Deus fez questão de transformar em realidade em resposta à fidelidade deste para com Ele.
José ainda garoto sonhava em governar sobre seus irmãos e pais (Gn 37.5-8; 9-10).
Seus irmãos enfurecidos o venderam para o Egito achando que ficariam livres dele, porém estavam sendo instrumentos de Deus para que os sonhos dele se tornassem em realidade: "Governador do Egito".
Em Gn 41.1-8 encontramos faraó que sonha com sete vacas bonitas, formosas e gordas, depois com sete vacas magras e feias que comiam as sete vacas gordas e bonitas; depois com sete espigas cheias e boas com sete espigas miúdas e queimadas pelo sol que também devoravam as boas.
Estes sonhos de faraó se transformaram em realidade e eram sete anos de fartura seguidos de sete anos de seca. A Bíblia está repleta de exemplos de sonhos que se transformaram em realidade pela vontade de Deus
Jacó sonhou com uma escada que ligava o céu e a terra e por ela os anjos subiam e desciam (Gn 28.12-17).
Jacó também sonhou com a prosperidade que Deus lhe daria em Gn 31.10-11: "E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos que os bodes que cobriam as ovelhas eram listrados, salpicados e malhados. E disse-me o anjo de Deus, em sonhos: Jacó! E eu disse: eis me aqui."
Você precisa sonhar.
Deus está falando conosco que precisamos sonhar também, mas não sonhar de cansaço ou fadiga como diz (Eclesiastes. 5:3), mas sonhar profeticamente como os homens citados acima e como Joel 2.28 que diz: "os velhos terão sonhos".Sonhar profeticamente porque Deus quer transformar os sonhos em realidade. Sonhar com as bênçãos de Deus, com a casa própria, com a cura, com a vitória, com os alvos - porque Deus transforma sonhos em realidade.
Não importa o tempo que vai levar para o sonho se realizar, tão somente devemos crer e Deus fará o restante.
Não pare de sonhar, não deixe de sonhar, sonhar é bom, não paga nada e Deus pode torná-lo em realidade. Deus está nos dizendo para não desanimarmos, não desistirmos, mas corrermos atrás dos nossos sonhos e objetivos.Muitos ficam decepcionados, tristes quando acordam e vêem que era apenas um sonho - mas Salomão confiou no Senhor e diz o texto: "que ele foi a Jerusalém, e pôs-se perante a arca do concerto do Senhor, e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos".
“Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar”. A confiança é a chave de ouro para a realização dos seus mais acalentados sonhos.“Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço.”
CONCLUSÃO
Você pode estar se perguntando: "Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?" Talvez você esteja agora totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.
Antes de você nascer, Deus sonhou com a sua vida; ele mesmo lhe formou com um propósito e uma missão (Salmo 139.13-18). A Bíblia afirma, em Filipenses 2.13 que o querer, o sonhar, vem de Deus e é ele mesmo quem realiza quem concretiza estes sonhos. Desde a sua infância, mesmo antes de você conhecer Jesus, Deus estava semeando os sonhos dele para sua vida. Ele os estava plantando dentro do seu coração. E ao longo dos anos, na medida em que você foi crescendo, estes sonhos também foram crescendo.
Como saber se um sonho é de Deus? Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.
Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo,em sua vida. Os sonhos podem ser descritos de duas formas. A primeira delas é quando estamos a dormir e de forma involuntária “viajamos” para uma realidade psicológica, onde imagens, idéias, símbolos, histórias, etc., nos evolvem de tal forma que pensamos estar a viver realmente aquele momento, nesses sonhos geralmente os acontecimentos não passam apenas de ilusões e/ou fantasias.
O outro tipo de sonho é aquele que se inicia pelos nossos anseios, desejos e aspirações despertados pelo nosso próprio coração por influência de alguma circunstância externa, pessoas e/ou por Deus e os Seus propósitos para as nossas vidas e é sobre esse tipo de sonho que focaremos nesta mensagem.
Os sonhos trazem sentido e significado à vida, eles dão-nos a direcão e levam-nos mais longe que do que podemos esperar sem sonharmos, alguém disse:“Quem não sabe para onde vai qualquer lugar serve”, os sonhos motivam-nos a continuar mesmo diante de circunstâncias difíceis e até aparentemente irreversíveis, os sonhos ampliam nossa visão de mundo e futuro, “os realizados de hoje foram aqueles que sonharam no passado.



0 comentários:
Postar um comentário